CCDR-N: Estudo “Jovens do Douro” promovido no âmbito da iniciativa “Somos Douro”

Em Dezembro de 2018, a DOMP participou na sessão evocativa dos 17 anos do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial, realizada no âmbito da iniciativa “Somos Douro”, promovida pela CCDR-N e comissariada por Anabela Mota Ribeiro, jornalista natural da região.

Patrício Costa, vice-presidente, e Daniela Monteiro, gestora de projetos, apresentaram, assim, o estudo de opinião que visava conhecer a opinião dos jovens durienses sobre a região e as suas motivações para se fixarem na mesma.

Os resultados deste estudo, que utilizou uma amostra de 398 durienses dos 16 aos 34 anos, apontam para um elevado sentimento de pertença destes jovens em relação à região do Douro, assim como uma perceção de elevada qualidade de vida, inclusive melhor que nas outras regiões.

As representações sociais dos jovens, relativamente à Região Douro, têm geralmente uma conotação positiva, com destaque para o Vinho, as vinhas, as uvas e a vinicultura, como categoria mais mencionada, seguida pela Beleza e Paisagem.

A maioria dos jovens sabe que a Região Douro é Património da Humanidade e o fomento do turismo foi a principal vantagem advinda desta classificação, segundo os entrevistados.

Para visualizar os restantes resultados, poderá aceder a: https://bit.ly/30LDkqH

Foi para nós uma honra colaborar com a CCDR-N e poder contribuir para esta iniciativa, que pretende dar uma voz aos jovens da região e conhecer as suas vivências e preocupações.