O que fazemos
Estes estudos permitem avaliar o conhecimento dos consumidores relativamente à existência de um produto/serviço e, ao mesmo tempo, conhecer os segmentos existentes no mercado e a posição dos produtos/serviços a avaliar, estabelecendo uma estratégia de posicionamento.
Os nossos produtos estendem-se desde um nível mais básico de aplicação de instrumentos já existentes até ao nível elaborado de adaptação de instrumentos eficazes, à medida do cliente e do serviço, recorrendo a estudos qualitativos prévios, no sentido de conhecer o serviço e clientes em profundidade.
i. Automotive – Após-venda: Índice de Satisfação de Clientes – ISC-AP
A trabalhar há mais de 20 anos junto do mercado automóvel, a domp desenvolveu este índice como meio eficaz e eficiente de avaliação do grau de Satisfação do Cliente com a Oficina, utilizado na definição de prioridades e planos de ação corretivos.
O ISC-AP é adaptável às exigências de cada cliente, quer quanto ao método de entrevista, quer relativamente à periodicidade de envio das bases de dados ou prazo para contacto dos clientes (a partir de 24h).
As ações de Cliente Mistério são uma forma de Market Research em que sujeitos formados especificamente para essa função (Mystery Shoppers) observam, experienciam e avaliam os procedimentos na prestação de um serviço e desempenho dos funcionários de uma organização.
Possuímos protocolos de formação, prática na criação de cenários realistas e elementos com vasta experiência na realização deste tipo de estudos, garantindo uma avaliação estandardizada entre os diversos pontos de venda/serviço e o máximo rigor na avaliação efetuada.
Para além da perceção dos preços para os quais o produto/serviço seria considerado demasiado caro e/ou económico, podemos ajudá-lo a encontrar o preço ótimo para o seu produto/serviço.
Além das sondagens centradas na intenção de voto, a domp possui na sua equipa quadros com elevado grau de formação técnica e teórica em métodos de investigação comportamental, que permitem a realização de estudos de projeção em diversos cenários políticos alternativos de forma metodologicamente rigorosa e controlada.
Entre as temáticas avaliadas, incluem-se a notoriedade e imagem dos candidatos, principais preocupações e problemas dos eleitores, satisfação com o trabalho da gestão atual e análise de perfis dos candidatos.
IAEP: Inquérito de Avaliação, Estratégia e Planeamento
Desde 2005 que temos vindo a desenvolver e a aplicar com elevado sucesso este instrumento que permite monitorizar as dimensões mais relevantes para uma gestão autárquica direcionada para os eleitores, nas duas formas: IAEP-EM, direcionado ao Executivo Municipal e IAEP-JF, adaptado ao executivo da Junta de Freguesia.
Os dados recolhidos, quando tratados com procedimentos estatísticos multivariados adequados, fornecem “insights” e suporte para o delineamento de uma Estratégia de Comunicação vencedora, bem como criar segmentos/perfis específicos de eleitores.
Estes estudos têm como função identificar a taxa de recordação, a adequada transmissão da mensagem, a sua adequação ao público-alvo e os pontos fortes e os pontos a melhorar, tanto na fase pré como no pós-lançamento de uma campanha de comunicação, permitindo realizar os ajustamentos necessários para aumentar a eficácia da campanha.
Como fazemos
Realizamos as entrevistas telefónicas aplicando questionários estruturados de perguntas abertas e/ou fechadas inseridos num programa informático gestor das entrevistas (C.A.T.I. – Computer-Assisted Telephone Interviewing). O software orienta e automatiza as entrevistas, sendo possível configurar diferentes ordens de apresentação das questões, aleatorização das opções de resposta (evitando efeitos de primazia e recência) ou saltos baseados nas respostas anteriores ou elementos de caraterização, ao mesmo tempo que gere as tentativas e marcações, garantindo assim a aleatoriedade da amostra.
Para a realização de entrevistas presenciais, adaptamo-nos ao objetivo e público alvo, realizando entrevistas porta-a-porta, tipo street-corner ou nas instalações dos nossos clientes. Podem também ser apoiadas por um programa informático, utilizando-se laptops ou tablets para este fim, com sistema nosso ou no sistema do cliente.
Através da utilização de uma plataforma eletrónica, podemos convidar por e-mail os seus clientes a responder online ou fazer sondagens à população.
Temos sempre em consideração as boas práticas para o canal e-mail e questionários online, utilizando uma plataforma de fácil utilização, mobile-friendly, e com uma identidade visual personalizada ao nosso cliente.
Esta técnica qualitativa é muito útil quando se pretendem fazer estudos exploratórios, nomeadamente para testar conceitos de novos produtos/serviços ou campanhas publicitárias.
A utilização desta técnica é particularmente apropriada quando o objetivo de investigação é explicar de que forma as pessoas percecionam uma experiência, uma ideia ou um acontecimento, uma vez que permite obter informações sobre aquilo que as pessoas pensam, sentem ou a forma como agem.
De carácter exploratório, são adequadas para lidar até com as temáticas mais delicadas, com determinados conteúdos preconcebidos e, fundamentalmente, para compreender todo o racional de uma pessoa sobre determinado assunto.
Contamos na nossa equipa com profissionais com vasta experiência na realização de entrevistas em profundidade.